A audiometria infantil condicionada é um método utilizado para avaliar a audição em crianças que têm idade e capacidade cognitiva suficientes para participar ativamente do teste. Este tipo de audiometria é frequentemente realizado em crianças a partir de 2 ou 3 anos de idade, dependendo do desenvolvimento individual da criança.

Aqui está uma explicação do procedimento da audiometria infantil condicionada e algumas orientações para a realização do exame:

Procedimento do Exame de Audiometria Infantil:

  1. **Preparação do Paciente**:

– Antes do início do exame, é importante preparar a criança para o procedimento. Isso pode incluir explicar de maneira simples e amigável o que será feito durante o teste.

  1. **Condicionamento Auditivo**:

– Durante a audiometria infantil condicionada, a criança é ensinada a associar um estímulo sonoro (como um tom ou uma palavra) a uma atividade divertida, como acender uma luz ou colocar um bloco em um tabuleiro.

– O objetivo é incentivar a criança a responder sempre que ouvir o estímulo sonoro, mesmo que seja apenas uma reação simples, como virar a cabeça na direção do som.

  1. **Estímulos Sonoros**:

– Tons puros de diferentes frequências são apresentados à criança através de fones de ouvido.

– O volume dos tons é ajustado para determinar o limiar de audição da criança em cada frequência testada.

  1. **Respostas da Criança**:

– A criança é instruída a responder sempre que ouvir o som, seja apertando um botão, levantando a mão ou realizando outra ação pré-acordada.

– É importante encorajar e elogiar a criança por suas respostas durante o exame para mantê-la engajada e motivada.

  1. **Registro dos Resultados**:

– Os limiares de audição da criança são registrados em um audiograma, que mostra as frequências em que a criança pode ouvir sons com diferentes intensidades.

Orientações para Realização do Exame:

  1. **Criação de um Ambiente Confortável**:

– É essencial que a criança se sinta confortável e segura durante o exame. Certifique-se de que o ambiente seja acolhedor e amigável.

  1. **Comunicação Clara e Simples**:

– Explique o procedimento do exame de maneira clara e simples, usando linguagem adequada à idade da criança.

– Use exemplos ou brinquedos para ajudar a criança a entender o que será feito durante o teste.

  1. **Incentivo e Motivação**:

– Incentive a criança a participar ativamente do teste, elogiando suas respostas e oferecendo recompensas ou elogios conforme apropriado.

– Mantenha o ambiente descontraído e divertido para ajudar a criança a se sentir à vontade.

  1. **Cooperação com os Pais ou Responsáveis**:

– Se possível, envolva os pais ou responsáveis da criança no processo, explicando-lhes o que esperar e como podem ajudar a criança a se preparar para o exame.

  1. **Profissionalismo e Sensibilidade**:

– Os profissionais de saúde auditiva devem demonstrar profissionalismo e sensibilidade ao lidar com crianças durante o exame, garantindo que suas necessidades emocionais e físicas sejam atendidas. Muitas vezes é necessário dois profissionais audiologistas para realização do exame.

Ao seguir estas orientações e realizar o exame com cuidado e sensibilidade, a audiometria infantil condicionada pode fornecer informações valiosas sobre a audição da criança, ajudando no diagnóstico e no desenvolvimento de planos de tratamento auditivo, se necessário.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Fgª Elaine Soares

www.onaparelhosauditivos.com.br

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